segunda-feira, 20 de julho de 2020

Baby-Led Weaning


Os gémeos começaram a comer aos seis meses. Não queria fazer uma introdução alimentar tradicional, não me fazia sentido, por isso estamos a fazer uma introdução BLW.

BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning, que em português significa o "desmame guiado pelo bebê". 
Para uma alimentação com base no BLW o bebe tem de ter seis meses, de se sentar com o mínimo de apoio, de ser capaz de sustentar a cabeça, de mostrar interesse pelos alimentos dos adultos e saber levar objectos à boca.

Uma alimentação complementar na base do BLW  oferece apenas alimentos saudáveis, que são partilhados em família durante as refeições, o bebé coloca na boca apenas os alimentos que quer comer. São alimentos em pedaços, com cortes seguros para a idade e tempos de cozedura adequados. Não existem alimentos proibidos para alem do sal, açúcar, processados ou fritos.

Por aqui, em duas semanas de alimentação complementar, já experimentaram frango, pescada, melancia, carne de vaca, melão, meloa, uvas, pêssego, abacate, aveia, batata doce, pepino, curguete, cenoura, couve flor, alface, xuxu, feijão verde e banana.

Adoram comer fruta e legumes aos pedaços, não gostam muito de sopa e papas não é com eles. 

Auxiliamos os gémeos a levarem a comida à boca mas a ideia não é forçar, não existem quantidades mínimas ou alimentos proibidos.

7 comentários:

Green disse...

Muito interessante, não conhecia, mas parece-me super lógico e saudável.

Tulipa Negra disse...

Acho que é um conceito muito interessante :) Gostava de aplicar no colégio mas tenho receio que alguns pais não estejam de acordo.

P.S. Nem imaginas o contente que fico depois de ter acompanhado a vossa luta contra a infertilidade, ver publicações sobre os gémeos.

Maria do Mundo disse...

Tão bom descobrir estas partilhas por aqui! Adoro! Estão lindos de nos babarmos só de olhar!

S* disse...

Já eu admito que não sou nada fã do método... em tão novo, tinha receio... e a partir dos 12 meses ele começou a pegar na colher e nunca o incentivei a comer com as mãos. eheheheheh Sei que o método não é sobre comer à mão ou à colher, mas em tão pequenos obviamente que, para comerem sozinhos, é à mão... e não pretendia incentivar isso. :D

Flor de Jasmim disse...

Olá Maria,
vim deixar um beijinho com muito carinho.

Adélia

Maribel disse...

Gostei muito do seu blog obrigado

Anónimo disse...

Primeira vez aqui no blog e estou a gostar. Tenho um menino com 3 meses e meio e doprimeiro fiz alimentação tradicional, o que dificultou bastante depois a introdução dd solidos. Deste gostava de fazer o blw, mas confesso que bao estou muito familiarizada, mas vou pesquisar e tentar ver se os médicos sabem algo do assunto.