sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Bolo da Filipa Gomes


E.P.O.C.HHot Chocolate CakeYou can’t beat a summer pavlova recipe, especially a crisp-chewy meringue base, with nuggets of chocolate. The meringue provides an enticing layer bChocolate Crepe Cake with Hazelnut Cream 

Nunca fui de bolos mas ultimamente tem me apetecido fazer bolos daqueles mesmo bons. O ultimo que fiz foi de noz com cobertura de chocolate e frutos secos.
Quem quer partilhar comigo receitas dos bolos dai de casa?

Partilho com voces uma receita da Filipa Gomes de um bolo fabuloso que deu estes dias num programa da RTP


Bolo

¾ chávena de água quente | 1 colher de sopa de café 2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
½ chávena de cacau puro em pó 2 colheres de chá de fermento 1/2 colher de chá de sal fino 6 ovos M-L ½ chávena de oleo1 chávena e meia de açúcar branco


Pre-aquecer o forno nos 165º. Untar com manteiga e forrar apenas o fundo de 2 formas de alumínio com 20 cm de diâmetro, com papel vegetal.  Dissolver 1 colher de sopa de café soluvel em 180ml de água quente. Para uma taça peneirar a farinha, o cacau, o fermento e o sal e misturar. Para outras 2 taças, separar as gemas das claras do ovos. Juntar o oleo às gemas e bater. A seguir juntar o café e misturar. Bater as claras até começarem a espumar e adicionar gradualmente o açúcar. Bater até virar merengue. Deitar os ingredientes liquidos sobre os secos e misturar. Juntar de seguida o merengue envolvendo. Distribuir a massa pelas 2 formas e levar ao forno a assar por 30 minutos ou até o palito sair limpo. Quando isso acontecer tirar do firo e deixar arrefecer um pouco. Quando estiverem mornos, passar a faca pela lateral da forma e desenformar sobre 2 grelhas de arrefecimento.



Recheio de mousse de chocolate e framboesas


100gr de mascarpone ½ chav de açúcar em pó ¼ de chávena de cacau em pó 200gr de chocolate meio amargo 200gr de framboesas 300ml de natas 

Bater o mascarpone até ficar cremoso. Acrescentar o açucar em pó e o cacau, ambos peneirados, e voltar a bater. Acrescentar as natas e bater novamente até ficar mais firme. Derreter o chocolate em banho maria e envolver com os restantes ingredientes, para obter uma mousse cremosa que não escorre. (No momento de usar, Se estiver muito firme, aquecer um pouco e misturar. Se estiver muito liquida levar ao frio para firmar um pouco e voltar a bater.) Esmagar grosseiramente as framboesas sobre a mousse e envolver.

Cobertura de chantilly de framboesa

300ml de natas frias 300gr de mascarpone sumo de limão qb 4-6 colheres de sopa de açúcar 250gr de compota de framboesa ½ colher de cafe de corante rosa em gel 6 folhas de gelatina

Hidratar as folhas de gelatina em água fria. Numa taça bater o mascarpone até ficar cremoso. Acrescentar as natas frias, o açúcar e o sumo de limão e voltar a bater até virar chantilly firme. Acrescentar a compota de framboesa e o corante rosa e voltar a bater. Escorrer a gelatina e aquecer uns segundos no microondas so até dissolver, juntar ao preparado anterior e envolver bem. Levar ao frio até ser hora de usar.

Montagem do bolo:

300gr de framboesas frescas | 75ml Licor de framboesa | 150ml água



Quando os bolos estiverem frios é hora da montagem. Começamos por dissolver 50ml de licor de framboesa em 150ml de água. A seguir vamos cortar cada bolo ao meio, com a faca de serrilha, o mais nivelado possivel, ficando com 4 camadas de bolo iguais. Colocar a primeira camada sobre o cartão de base para bolos, e por sua vez sobre a mesa rotativa. Regar o bolo com algumas colheradas da mistura de licor de framboesa e colocar (mas sem ensopar demais) e juntar ⅓ da mousse de chocolate e framboesa ao centro do bolo, espalhando uniformemente e deixando uma margem de 1 cm do rebordo. Em redor do bolo colocar framboesas lado a lado, formando um circulo. Colocar a 2ª camada de bolo, regar com mais licor, mais ⅓ da mousse de chocolate e mais framboesas. Colocar a 3ª camada de bolo e repetir o processo. Colocar a ultima camada de bolo e checar que o bolo esta nivelado, pressionando as zonas que possam estar mais altas.

Cobertura:

Reservar 5-6 colheradas do chantilly de framboesa dentro de um saco de pasteleiro, com bico em estrela. Do restante, usar ⅓ a ½ para dar uma primeira cobertura no bolo preenchendo todos os buracos e garantindo que fica coberto por completo. Esta não é camada final. É so o “betume” do bolo. Levar ao frigorifico por cerca de 1 hora ou ao congelador por 15-30 minutos. Dar a segunda camada de cobertura, cobrindo bem o bolo e tentando que as laterais e o topo fiquem o mais uniformes possivel. Levar ao frio por mais 15-30 minutos enquanto tratamos do dripping.


Dripping de chocolate:



100ml de natas  80gr de chocolate 50%-60%

Juntar as natas e o chocolate e levar a aquecer num tachinho em lume baixo. Assim que o chocolate começar a derreter, desligar e mexer bem até estar completamente envolvido e um creme brilhante.  Deixar arrefecer até ser suportavel ao toque. Testar o dripping antes de colocar no bolo - Usem o fundo de uma panela para ver o comportamento do chocolate ao escorrer.  Quando estiverem confortaveis (mas sem gastar demasiada calda de chocolate), passem ao bolo, começando pelo rebordo. Quando todo o redor do bolo estiver decorado, colocar no topo fazendo chegar às extremidades do circulo. Por ultimo usar o que restou do chantilly de framboesa para decorar o topo. Colocar uma framboesa sobre cada swirl e está pronto. Manter no frio até ser hora de servir.

A imagem pode conter: comidaA imagem pode conter: sobremesa e comida

5 comentários:

Green disse...

Os da imagem têm ótimo aspeto. Por cá gosto de fazer bolo de espinafres e tarte de frutos vermelhos.

Sandra R. disse...

Parece delicioso! Eu sinceramente adorava ter mais jeito para a cozinha do que o que realmente tenho ahaha

A Coruja disse...

Só de ver, deu-me uma fome!

Emma disse...

Ai eu vi esta receita e foto no instagram dela. Deve ser tão bom :p

Meu Velho Baú disse...

A minha onda não é muito de bolos elaborados.sinto-me melhor a fazer aqueles bolos simples .

Tomei nota do primeiro deve ser muito bom e não é difícil
Beijinhos e Boa Semana