quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Merendeiras de batata doce

 As merendeiras de batata doce são uma tradição antiga de família que antecede ao Dia do Bolinho (para quem não sabe o que é). Deixo aqui a receita para os mais curiosos.

1 Kg de batata doce | 500g de açúcar | 800g de farinha | 3 ovos | 1 colher de sopa de manteiga | 25 gr de fermento de padeiro | raspa de limão | canela  | nozes e passas | pinhões | figos secos |

Preparação:

Cozer as batatas e tritura-las de seguida. Numa taça grande, juntar todos os ingredientes e amassar muito bem. Tapar a massa e deixa-la repousar durante uma hora. Moldar as merendeiras no tamanho que desejarem, vão ao forno num tabuleiros polvilhados de farinha ou em papel vegetal a 180º



Nota: se o fermento não for o de padeiro, não precisam de deixar a massa descansar. Se não tiverem batata doce suficiente ou não gostarem podem substituir pela normal. 

13 comentários:

Mar R disse...

Bom Dia...!
Aiiii que saudades :)
Adoro...

Beijinho*
MR<3
Blog Saga da Emigração
@sagadaemigracao

м♥ disse...

Parece-me bem :)

Sónia RM disse...

Parece-me muito bem :) A minha mãe faz umas de batata (das normais) que são uma delícia :)

ai Caqui Caqui disse...

que vontade de comer uma coisa dessas agora =)

A. disse...

Parece-me bastante bem :)

Nádia disse...

Tenho que fazer, adoro batata doce no outono!

Daniela S. disse...

Eu fui muitas vezes ao bolinho. Ainda se faz na minha pequena terra. :)

Maria Francisca disse...

que optimo aspecto :D

MAG disse...

Parece delicioso!

Catarina disse...

Deve ser tão bom!

Shinobu disse...

Gosto muito de fazer isto, principalmente no Natal :)

Raquel Úria disse...

Obrigada por este regresso à infância! :) Vou ter de fazer este ano. É hoje!

Green disse...

Que delícia :)