quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Merendeiras de batata doce

As merendeiras de batata doce são uma tradição antiga da família que antecede ao Dia do Bolinho. Merendeiras a entrar no forno. Deixo aqui a receita para os curiosos.

1 Kg de batata doce
500g de açúcar
800g de farinha
3 ovos
1 colher de sopa de manteiga
25 gr de fermento de padeiro
raspa de limão q.b.
canela q.b.
nozes e passas q.b.


Preparação:

Cozem-se as batatas e trituram-se, juntam-se todos os restantes ingredientes e amassa-se bem. Tapa-se a massa e deixa-se repousar durante uma hora. Moldam-se as merendeiras e vão ao forno num tabuleiros polvilhados de farinha.

11 comentários:

Constance disse...

Hmmmmm :)

lena disse...

Boa dica. Deve ser muito bom.
Beijinhos grandes.

Marie disse...

Parece-me muito bem :)

Laura disse...

Adoro batata doce!

S* disse...

Nunca tinha ouvido falar, mas parece-me bem bom.

Orquídea disse...

hum..tirava-lhe a canela xD já que não gosto!!!

La Prim disse...

A receita do bolinho para o pão por deus. Pode ser que me calhe alguma quando for tocar às campainhas.

Caqui disse...

Ai que deve ser tão bom!!! Tenho de experimentar a tua receita! Adoro batata doce, e gosto delas assim só assadas no forno (muita gente não gosta só assim)!

Márcia V. disse...

Vou "roubar" a receita :)

Flor de Jasmim disse...

Sei fazer e costumo fazer, a receita é como a tua, tenho todos os anos muita batata doce.

beijinho e uma flor

Green disse...

Tive a ajudar a minha avó a fazer, e adoro.