quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tenho duas familias destintas


Tenho a família paterna, tenho a família materna.... Podiam ser duas famílias com muito em comum mas não o são. A família materna é pequena, a minha mãe, dois irmãos e quatro sobrinhos. Nunca foram irmãos de grandes afectos, distantes uns os outros, sem grande afinidade e cumplicidade entre eles. Com a doença do meu avo, as partilhas e a partida do meu avo deste mundo afastou-os ainda mais.  Não se visitam, não se telefonam, quando se cruzam arranjam umas palavras de circunstância para preencher o vazio do momento.
 Na família paterna são cinco irmãos, nove sobrinhos e sete sobrinhos-netos. É uma família que se preocupa entre si, que estão lá sempre que possível. Esta família, reúne-se por todos os motivos, por razoes importantes e por razões nenhumas. Família que oferece uns aos outros o que tem. Uma família cheia de sorrisos, abraços e pessoas especiais.

19 comentários:

Mel disse...

Que bom que podes usufruir de uma família assim! Deve ser tão bom! bjinho

aNaMartins disse...

eu gosto da união da tua família paterna, já não há disso! pelo menos a minha familia é enorme e funcionam como a tua família materna!

:) ainda bem que pelo menos tens uma parte boa

Opinante disse...

Gosto de famílias felizes e de entre-ajuda!

Jovem $0nhador@ disse...

engraçado em termos de tamanho as minhas são semelhantes mas de afinidade é ao contrário, a materna é mais chegada e mais preocupada, mesmo vivendo mais longe!

Pec disse...

Eu com as dele já tenho quatro, e é engraçado que os paralelismos entre as 2 de cada um são assustadores. :)

susiedesonho disse...

Acho que deves ter muito orgulho da família do teu Pai, pois é raro hoje em dia. E já que estou numa de conselhos quando criares a tua família faz tudo para que sejam assim.

lu de lúcia disse...

a minha família materna ou paterna, é toda assim e cada vez é pior :|

bom dia!

Karina Alves disse...

Eu não tenho essa sorte. Tanto a Materna, como da Paterna. A Paterna, moram todos longe e mal nos vemos.
A materna, moram todos perto, mas aquilo é a desgraça total. L0L
São 12 irmãos e digamos que tanto se dão bem, como se dão mal.

Enfim, nada podemos fazer. :)

Um beijinho e já agora sigo-te***

Titanices disse...

A minha família materna é enorme, são dez irmãos, somos 39 primos direitos fazemos festas, festanças e festinhas. Organizamos jantares de família, jantares só de primos (quando os emigrados cá estão, nunca falha) para 'abandalhar' e lanches com as tias mais idosas porque já não se dão bem com jantares e noitadas... A minha família paterna é enorme, são 5 irmãos, somos oito primos direitos, mas somos milhões de primos em variados graus e adoramos juntar o pessoal todo!!! Organizamos encontros de família de dois em dois anos com o maior número de pessoas possível, na Primavera, no ano passado eramos quase 350!!! Nos entretantos festejamos tudo!! Aniversários, bodas, nascimentos de primos novos, inicio de estações do ano, Natal (com jantar de pré-natal, para os que estão com 'o outro lado da família'), Páscoa ( com pré-páscoa) e fazemos festas de carnaval... E é isto, adoro!!!

Su disse...

Na minha vida acontece o inverso...a família materna é a mais preocupada e afetuosa! Ainda bem que uma contrabalança a outra! ;)

Helena disse...

É bom saber que parte da tua família está lá em todos os momentos, se preocupa de verdade e se reúne por todos os motivos ou sem eles :) E quando dizes que oferecem o que têm e te referes a sorrisos e abraços, isso é de facto o mais importante. E sinónimo de família :)
Um beijinho, querida Maria

Green disse...

As minhas duas família são igualmente distintas, mas contrárias às tuas, a materna é a família que vale a pena e que está sempre lá, e a paterna é aquela que só o é no papel.

Quel* disse...

Por aqui, a relação com a familia do meu pai,é nula. E com a da minha mãe é pouco melhor.

estrela disse...

acho que a minha também é assim!

Ana D. disse...

A minha familia materna tem as mesmas características que a tua paterna, altera apenas que são também 5 irmãos, mas 7 sobrinhos. É bom ter uma familia assim

Emma disse...

A minha família paterna é como a da tua mãe mas ligeiramente grande. A da minha mãe eram os meus avós e tio, agora a minha mãe apenas me tem a mim e ao meu irmão.

Inês disse...

A minha familia paterna é em tudo semelhante à tua...e sim a materna também tem parecenças.

Vera, a Loira disse...

Cada uma com uma forma de viver o amor, faz-me mais sentido a forma da tua família paterna.

marina disse...

Pois acredita na minha familia é exactamente o mesmo, e eu costumo dizer que adoro a familia do lado do meu pai os outros, do lado da mãe, não me dizem nada...