terça-feira, 19 de março de 2013

A Pascoa


A Pascoa esta quase a porta, na nossa família há tradições que gosto de continuar a cumprir. Sábado de Pascoa é dia de fazer 6 kg de massa de folares [leva a tarde inteirinha] no forno a lenha. Folares estes que são depois oferecidos à família. Domingo de Pascoa é dia de correr a casa de quatro tias para ir buscar o folar [hoje em dia passa por um folar feito por elas e um pacote de amêndoas]. É dia dos meus primos virem a minha casa buscar o folar, hoje em dia não o deles mas o dos filhos. É dia de estar em família e comer ate rebentas. Eu gosto de tradições, gosto de rituais. 

30 comentários:

Jovem $0nhador@ disse...

Que bons rituais! =) Por cá não se festeja a Páscoa, mas gosto dos doces característicos!

Green disse...

E em família é sempre ótimo :)

A Tulipa Azul disse...

Eu concordo contigo, gosto de tradições.:)

Maria disse...

Maria
Que bom que ainda consegues viver esse tipo de coisas...também adoro tradições e rituais...mas por aqui estou mais reduzida ao Natal, Páscoa (mas sem folares e partilha) e celebrações familiares.
Bjs
Maria

lu de lúcia disse...

também gosto de algumas tradições, pena que as pessoas vão perdendo isso e uma pessoa sozinha não consegue mudar tudo!
tanta coisa mudou. enfim!
espero que sejam dois dias em grande para ti :D

Daniela S. disse...

Adoro folar caseiro :)

O Blog da S. disse...

Adorooo folar mas não sei fazer...
Não queres dar-me a receita? :)

Dear Daisy disse...

Conta-me, como é o vosso folar?

Beijinho

Little m. disse...

Nós aqui também temos tradições e sabe bem cumpri-las ;)

C disse...

E na companhia da família sabe sempre bem (:

Marta disse...

Na minha família não há nenhuma tradição em especial, há o almoço de Páscoa e a troca de amêndoas :/

margarida disse...

eu também gosto de tradições :) mas infelizmente já não posso estar perto da minha avó na hora de fazer os folares.

Inês disse...

Se tudo correr como estamos à espera, vamos ter uma páscoa em pleno alentejo, no campo (como temos o hábito de dizer). E tradição pascal para mim é comer borrego.

Emilie disse...

Eu confesso que não ligo muito à Pascoa...

Mas é sempre bom estarmos em família :)

Diana Tavares disse...

fazes muito bem linda...infelizmente por aqui a tradição perdeu-se mas quando tiver filhos quero fazer de tudo para que eles vivam a Páscoa com alegria e que a tradição se mantenha :)

Opinante disse...

Que bonito! Também gosto!

Quel* disse...

Por cá também é mais ou menos assim. Gosto muito mais da Páscoa, do que do Natal.

SuperSónica disse...

Na minha também havia tradições e mamãe fazia bola de carne (que é a melhor do mundo), mas este ano vão-me abandonar e vão numa excursão para Madrid...há direito???? ;)

Kate disse...

Essas tradições deixaram de fazer sentido desde que perdi os meus avós... Lembro-me de ser miúda e levantar-me super cedo no dia de Páscoa para ir a casa de cada avó buscar as amêndoas e o folar...era sempre uma alegria...depois tudo acabou...

estrela disse...

Por aqui cada vez são menos as vezes que a familia se junta e parece que para alguns é sacrificio!

Pernas para o Ar disse...

Eu também! Lá na terra também há tradições e nós todos os anos :)

Noa disse...

Também adoro tradições... :)

marina disse...

Adoro essas tradições, mas por aqui no Ribatejo, oferecemos uns doces aos meninos, ovos de Páscoa, e almoçamos em familia. Mas tambem dou o folar ao meu afilhado, mas é uma prendinha.
Agora folar mesmo daquele doce, ninguem me dá...compro no supermercado.

Benedita disse...

Gosto famílias com tradição. É tão bonita a união, a partilha, a cumplicidade através das tradições. :)

Maria Chique disse...

Boas tradições fazem boas famílias ;)

http://mariachicblog.blogspot.pt/

Yasmin disse...

A Páscoa por estes lados é à segunda. Mas na terra do meu namorado é ao domingo. A minha avó faz sempre folares no forno também. Confesso que agora já não ajudo tanto nessas lides, quando era mais pequena delirava...
Ainda não tenho afilhados...Mas também nunca fui habituada a ir a casa dos meus padrinhos buscar o folar. É sempre o contrário e acontece ao Domingo de Páscoa. Depois na Segunda é aquele dia em que se corre as casas das pessoas amigas ou familiares, que já não há espaço para comer mais nada e que dura até o sol se pôr :)
Beijinho

A Minha Essência disse...

Há rituais que fazem parte da nossa história de viva, portanto, há que manter. :)

Lacorrilha disse...

Também adoro tradições, mas em relação à Páscoa não nenhuma na minha família.
Aproveita muito.

Vera, a Loira disse...

Deve ser muito bom cumprir essas tradições.

D.Pereira disse...

eu gosto de tradições... mas infelizmente esta não é uma que esteja enraizada na minha família...