quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Basicamente é uma questão de prioridades


Hoje em dia poupo muito mais do que há dois anos atrás, mesmo recebendo menos [aumento de impostos]. Deixei de fazer inúmeras coisas e passei a fazer outras. Deixei de ir jantar fora "porque não há nada de jeito em casa", "porque estou cansada, não me apetece cozinhar", "porque esta a chover, a fazer sol [...]". Só janto fora de casa em ocasiões muito especiais e não sou menos feliz por isso. Deixei de ir tanta vez ao cinema e a concertos, os bilhetes por vezes são caríssimos. Deixei de fazer compras com tanta frequência, hoje em dia só compro se precisar realmente e de preferência em saldos. Comecei a estar mais atenta a promoções no super mercado, a comprar quase exclusivamente marcas brancas e a fazer lista de compras [ajuda a não trazer mil e uma coisa que não eram necessárias]. A juntar a estar medidas todas, anoto as despesas todas que tenho ao longo do mês para saber onde e quando gasto o dinheiro. Não sou forreta, longe disso, apenas poupo para gastar nas coisas a que chamo prioridades. As prioridades da minha vida são fáceis de enumerar, viagens [na versão mais low cost possível] e a fotografia.

23 comentários:

Mary disse...

Revejo-me neste post. A vida não está fácil e também tento poupar ao máximo. E também estou a poupar para uma viagem :)

Adoro-te Mamy... disse...

Linda nos dias que correm tem de ser mesmo assim, faço como tu, sabes faço o restaurante em nossa casa, por vezes (muitas) convidamos amigos, partilham-se os afazeres, entre sobremesas e entradas e bebidas, e passamos momento super especiais!
As despesas mingaram, a prioridade é mesmo a pipoquinha, e sim pelo menos um dias pequenos que sejam de férias e o maridão partilha o teu gosto pela fotografia, é uma vicio bom na minha perspectiva!
Um beijinho grande

Lua disse...

E fazes tu muito bem :)

Afinal, essas são as tuas paixões :)

Beijito*

pastora disse...

eu ando a fazer exatamente o mesmo...

Palavra Já Perdida disse...

Faço a mesma coisa :)
Só que às vezes vem um mês que nós temos de gastar mais do que tamos a contar...possas !

Palavra Já Perdida disse...

Faço a mesma coisa :)
Só que às vezes vem um mês que nós temos de gastar mais do que tamos a contar...possas !

Daniela S. disse...

Este é o meu segundo ano de trabalho, mas sempre fui ~ligeramente poupada, smp fiz listas. Confesso que tenho dificuldade em resistir a comprar roupa, mas tenho solução para isso, no vou onde ela há :P
Agora que me cresceu o bichinho da viagem, coisa que até ao ano passado não tinha, tb tenho isso como alvo das minhas poupanças.

lena disse...

Eu também tenho feito muitos cortes e vou por prioridades. Faz muito bem.
beijinhos grandes.

Alessia disse...

Hoje em dia temos de poupar muito mais! Eu ainda vivo com os meus pais, mas noto bem a diferença ao longo dos anos.

Sapa Xixi disse...

Também ando a cortar no que é desnecessário, e ir comer fora, só mesmo em ocasiões especiais!

Bom dia :)

cycle disse...

Ainda agora fiquei cheia de peninha por não ter comprado um leque para mim e uma tshirt para o meu pequeno com a estampa da cruz vermelha :((

Helena disse...

Concordo contigo querida Maria. É tudo uma questão de prioridades e acho que, por vezes, também andava com as minhas um pouco trocadas :) Beijinhos

susiedesonho disse...

Já cheguei à mesma conclusão. Por isso é que acho que esta crise tem muitos aspetos positivos.

Kinhas disse...

Essas palavras quase que podiam ser minhas! O aumento ridículo dos preços não nos tornou forretas, mas realistas!


Olha a sugestão: Eu tu e Mari (sabes quem) a lanchar um dia destes??

Vera, a Loira disse...

Acho que tivemos todos de fazer isso, eu falo por mim, também adoptei muitas das tuas medidas.

Opinante disse...

Completamente de acordo, tudo se trata de prioridades, e eu também sou pelas viagens :P

Green disse...

E é isso mesmo, temos de saber definir as nossas prioridades da melhor forma, para conseguirmos poupar e ter alguma coisa de parte para despesas extra.

aNaMartins disse...

acho que aos poucos todos somos assim...eu sou como tu e tem de ser. beijinhoo

aNaMartins disse...

acho que aos poucos todos somos assim...eu sou como tu e tem de ser. beijinhoo

Pi Maria disse...

E fazes tu muito bem :)

Jovem $0nhador@ disse...

Eu sempre fui como dizes, sou um pouco "agarrada" =)

Emma disse...

Eu não moro sozinha mas quando morar a minha vida vai ser assim. Não gosto de gastar dinheiro desnecessário. Eu bem gostava de mudar certas coisas cá em casa mas a minha mãe gosta do 'método' dela :p

L. disse...

Eu sempre fui poupada. Cumpria mais ou menos isso de que falas. Mas estes últimos tempos, ando meia desvairada. Quero divertir-me, fazer coisas diferentes, gozar a vidinha de solteira, é verdade... Então tenho gasto imenso. Mas olha, é o que levo da vida. E não será assim para sempre. Fases.